Notícias


Territórios quilombolas do Médio Sertão celebram Novembro Preto

Durante o mês de novembro, no Médio Sertão da Paraíba, é grande a movimentação nos territórios quilombolas, em vista da celebração do Novembro Preto.

Neste mês, vem ocorrendo visitas, encontros e oficinas, em vista do fortalecimento das identidades e representatividades quilombolas. Estes eventos, contemplam os mais variados públicos: adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Quanto à programação do Novembro Preto, neste ano, nos dias 13 e 14 de novembro, houve comemoração dos primeiros registros visuais do Quilombo do Talhado, por Linduarte Noronha e Dulcídio Moreira, por meio do curta Aruanda (https://www.youtube.com/watch?v=QRwJzOYrLfg), com a celebração do 65º aniversário. Nestes dois dias, na cidade de Santa Luzia, foram visitados os seguintes pontos: Escola Quilombola Arlindo Bento, no bairro São José;  ao mirante do Monte São Sebastião e ao museu comunitário Jeová Batista. E no quilombo da Serra do Talhado ocorreu roda de conversa, com Antônio Novaes (UFPB), Janaína Santos (quilombola – IHGSL), Joselito Eulâmpio da Nóbrega (IFPB – IHGSL) e Tereza Nóbrega (Secretária Municipal de Cultura). Na ocasião, aconteceu trilha ecológica com orientação do Yayu Aventura.  

Em se tratando da celebração do Dia da Consciência Negra, destacam-se os seguintes eventos.

No dia 18 de novembro, ocorreu celebração da Consciência Negra nas seguintes localidades: Fonseca, em Manaíra; Pitombeira, em Várzea; e Areias de Verão e Sussuarana, em Livramento. No dia 20 de novembro, a celebração da Consciência Negra ocorreu nas seguintes localidades: em Domingos Ferreira, no município de Tavares; e no município de Cacimbas, com a participação dos quilombos de Aracati e Chã e Serra Feia. Nestes municípios, durante todo o dia houve mesas redondas, desfiles, trabalhos com estética corporal, com ênfase na representatividade quilombola. No dia 27 de novembro, a celebração da Consciência Negra será no quilombo do Livramento, momento em que ocorrerá apresentações culturais, desfiles e muita animação.

Dentro da programação do Novembro Preto, no dia 27 de novembro vai ainda acontecer o II Festival Paraibano da Cultura Quilombola, realizado pelo Governo do Estado, no quilombo da Serra do Talhado. Este evento contará com a participação de 32 quilombos da Paraíba.

Todas estas ações, promovidas nos territórios de resistência quilombola, são momentos de reenergização, pois, em cada uma delas, contempla-se que é possível cultivar sonhos e que a liberdade está para além das dificuldades vivenciadas no tempo presente.

No Médio Sertão da Paraíba, a celebração do Dia Consciência Negra é momento de culminância de um grande trabalho de organização que ocorre há mais de 15 anos nesta microrregião, por meio da Comissão de Comunidades Quilombolas, com apoio do PROPAC (Programa de Promoção e Ação Comunitária).

« Voltar