Notícias


Quilombolas participam de oficina de arte em barro

“Queremos resgatar o trabalho de arte em barro em nossa comunidade”, foram as palavras da quilombola Ana, do Território Quilombola Areias de Verão e Sussuarana, no município de Livramento.

“Gostaríamos de uma oficina com as louceiras de Matureia para melhorarmos o acabamento de nossas peças de barro”, foi o desejo expresso por Marinalva, presidente do Quilombo do Talhado, em Santa Luzia.

O trabalho de arte em barro não se trata apenas de uma construção de peças de cerâmica, mas é representatividade, é um diálogo com as ancestralidades de resistência quilombola. “Não se trata apenas de um meio de vida, mas uma conexão com a teia da vida”, afirma o professor Irenaldo Pereira de Araújo, coordenador do Programa de Promoção e Ação Comunitária (PROPAC).

O curso de Arte em Barro, foi pensado para o resgate deste trabalho no quilombo de Areias de Verão e Sussuarana, em Livramento e para o aprimoramento na produção de peças artesanais, no quilombo do Talhado Rural, em Santa Luzia. As oficinas contam com a colaboração de Dona Maria José, da Associação de Louceiras de Matureia.

Em Livramento, o Curso de Arte em Barro ocorreu da primeira quinzena de dezembro à primeira quinzena de janeiro. No Talhado, o curso teve início no dia 24 de janeiro e será concluído no decorrer desta semana. Nesta localidade, o curso está sendo mais rápido, pelo motivo desta técnica já ser dominada, sendo focado no acabamento das peças de barro.

Estas oficinas ocorrem no contexto de uma ação emergencial, que nasce com o desafio de ser uma ação piloto, proposta pela rede Cáritas, com apoio da Adveniat. Em tal contexto, a Ação Social Diocesana de Patos se desafiou apresentando um projeto para uma ação emergencial, tendo por base cursos profissionalizantes. Foram escolhidos os seguintes cursos: arte em barro, trancista, violão, grafite. A apresentação do projeto contou com o apoio do bispo diocesano Dom Eraldo Bispo da Silva.

"Quero externar o sentimento de gratidão a Neilda Pereira, Secretária da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, e a Nobert Bolte, responsável pelo Brasil, na Adveniat, por oportunizar esta ação piloto", foram as palavras do Monsenhor João Saturnino de Oliveira, presidente da Ação Social Diocesana de Patos.

"É muito gratificante perceber o sentimento de gratidão por parte do público beneficiário, a partir do sorriso no rosto", foi o que externou Lielma Xavier, presidente do Centro Semear. A realização das oficinas conta com o apoio direito da equipe do PROPAC, bem como com a parceria do Centro Semear.

« Voltar