Notícias


PROPAC promove oficinas sobre linhas específicas de créditos em territórios quilombolas

O Programa de Promoção e Ação Comunitária (PROPAC) realizou nos dias 20 e 21 de junho de 2022, oficinas sobre estratégias de acesso à linhas de créditos específicas, em territórios camponeses e quilombolas, nos municípios de Livramento e Cacimbas, no Médio Sertão Paraibano.

Em Livramento, a oficina ocorreu na sede da Associação Quilombola de Areias de Verão, Vila Teimosa e Sussuarana e contou com a participação de 24 pessoas, sendo 08 homens e 16 mulheres. Já em Cacimbas, ocorreu na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Inácio do Carmo, na comunidade Chã, com representações quilombolas de Serra Feia e de Aracati e Chã, contanto com a participação de 35 pessoas, sendo 06 homens e 29 mulheres.

Durante as oficinas, foram identificadas que as famílias vêm acessando linhas de créditos ofertadas pelo Banco do Nordeste, a exemplo do Crediamigo e Agroamigo, e pelo Pronaf, estando limitado ao Pronaf B, tendo a necessidade de mais informações sobre o Pronaf-Jovem, Pronaf-Mulher e Pronaf-Semiárido.

Em relação a dificuldades quanto ao acesso a crédito, constata-se que boa parte das famílias não têm a posse da terra ou trabalham em propriedades de terceiros, com pendências na regularização fundiária. Algumas famílias se mostram preocupadas com a avanço de empresas que vem se instalando, em vista da implantação de parques eólicos, em relação aos contratos que vêm sendo assinados, aumento os riscos quanto a possibilidade de acesso a créditos. Neste sentido, quanto um proprietário assina um contrato com uma empresa para a instalação de um parque eólico ou fazenda solar está declarando que ele não faz uso daquela terra, podendo vir a comprometer o acesso a benefícios que ele teria, em vista da produção agrícola. Esta é uma questão que vem sendo indagada por muitas famílias agricultoras.

As oficinas sobre estratégias de acesso à linhas de créditos específicas ainda ocorrerão nas seguintes microrregiões: Serra de Princesa, nos municípios de Tavares, São José de Princesa, Manaíra; no Vale do Piancó, em Santana dos Garrotes; no Médio Piranhas, em Condado; no Vale das Espinharas, em Patos e Cacimba de Areia; e no Vale do Sabugi, em São José do Sabugi, Várzea e Santa Luzia. Após as oficinas, ocorrerão rodas de diálogos em cada microrregião, em vista da realização de um Seminário, onde serão apresentados desafios e possibilidades no acesso a linhas específicas de crédito.

Estas atividades são promovidas pela Ação Social Diocesana de Patos (ASDP), por meio do Programa de Promoção e Ação Comunitária (PROPAC), com apoio de Misereor.

« Voltar