Notícias


IFPB de Princesa Isabel realiza Seminário sobre Educação Quilombola

O Instituto Federal da Paraíba, Campus de Princesa Isabel, promove, nesta quarta-feira, dia 26, Seminário sobre Educação Quilombola. O evento terá início às oito e meia e se estenderá até às dezessete horas. Estão sendo convidadas representações de territórios quilombolas de municípios do Médio Sertão paaibano –Santa Luzia, Várzea, Cacimbas, Tavares, São José de Princesa, Manaíra –, além de comunidades quilombolas do vizinho estado de Pernambuco, especificamente Mirandiba e Gia.

Na programação, o evento contará com palestras, mesa-redonda e oficinas. Por volta das nove horas, será proferida a palestra central, com o tema “Direito político e princípios da Educação Escolar Quilombola”. Em seguida, haverá mesa-redonda para se refletir sobre experiências e concepções da educação escolar quilombola, com a participação de representações de escolas quilombolas de Mirandiba, Gia, Livramento, Domingos Ferreira, Fonseca, Serra Feia e Arlindo Bento (Santa Luzia), além de representação das Irmãs Carmelitas, de Princesa Isabel, e da Ação Social Diocesana de Patos.

No decorrer da tarde, das catorze às dezesseis horas, os trabalhos prosseguirão a partir de três oficinas:  1) Educação anti-racista nos Quilombos; 2) Um ensino de Ciências Quilombolas é possível?; 3) Constituição do Currículo Quilombola. A partir das dezesseis horas haverá um momento de socialização dos trabalhos realizados nas oficinas. O evento será encerrado às dezessete horas.

É o Instituto Federal da Paraíba, Campus de Princesa Isabel, que promoverá, nesta quarta-feira, dia 26, Seminário sobre Educação Quilombola, na cidade de Princesa Isabel.

« Voltar