
Com o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida os fiéis a viverem intensamente a Campanha da Fraternidade (CF) em suas paróquias e comunidades, estendendo a reflexão para toda a sociedade.
Com início na Quarta-Feira de Cinzas (22/02), a Campanha da Fraternidade visa promover, mais fortemente durante o Tempo da Quaresma, uma reflexão embasada sobre o tema proposto, com ações concretas que podem ser realizadas localmente, como mapear e dar uma solução para as famílias próximas que vivem a situação da insegurança alimentar. Em consonância com o tema proposto pela Igreja do Brasil na Campanha da Fraternidade 2023.
O material da Campanha da Fraternidade já está chegando nas Paróquias. Esta campanha não deve ser restrita aos ambientes litúrgicos, mas deve atingir os mais diversos públicos. A temática deste ano, Fraternidade e Fome, traz importantes provocações sobre este flagelo que assola a sociedade brasileira. Ao mesmo tempo, aponta saídas, que passam pela implementação de políticas públicas que possibilitem a execução deste direito humano.
O objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2023: “Sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentar o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.”
Nove são os objetivos específicos: 1) Compreender a realidade da fome à luz da fé em Jesus Cristo; 2) Desvelar as causas estruturais da fome no Brasil; 3) Indicar as contradições de uma economia que mata pela fome; 4) Aprofundar o conhecimento e a compreensão das exigências evangélicas e éticas de superação da miséria e da fome; 5) Acolher o imperativo da Palavra de Deus, que nos conduz ao compromisso e à corresponsabilidade fraterna; 6) Investir esforços concretos em iniciativas individuais, comunitárias e sociais que levem à superação da miséria e da fome no Brasil; 7) Estimular iniciativas de agricultura familiar agroecológica e a produção de alimentos saudáveis; 8) Reconhecer e fomentar iniciativas conjuntas entre comunidade de fé e outras instituições da sociedade civil organizada; 9) Mobilizar a sociedade para que haja uma sólida política de alimentação no Brasil, garantindo que todos tenham vida.
A abertura da Campanha da Fraternidade, em âmbito diocesano, vai acontecer no próximo dia 22, na quarta-feira de cinzas, em celebração na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Guia e presidida pelo bispo diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva. Nas Paróquias, a abertura vai acontecer na celebração do primeiro domingo da Quaresma.
Aos 28 de fevereiro, está planejado um encontro de formação, por meio do Centro de Treinamento On Line, a partir das 19:30, com participação de representações de todas as paróquias desta Igreja particular.
A Coleta da Solidariedade acontece aos 02 de abril, no Domingo de Ramos, momento em que os Católicos de todo o Brasil depositam suas ofertas para o apoio a projetos sociais. 60% dos recursos arrecadados ficam no Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% é enviado ao Fundo Nacional de Solidariedade.
Os eventos alusivos a Campanha da Fraternidade não se restringem ao período quaresmal. Neste sentido, a temática “Fraternidade e Fome” embalará diversas ações no decorrer de todo o ano. Vale salientar, que nestes eventos, não apenas se denuncia as causas da fome, mas também serão apontadas experiências de produção de alimentação saudável, como também expressões de segurança alimentar e nutricional desenvolvidas no território da Diocese de Patos.
« Voltar