Notícias


Equipe do PROPAC realiza visita em São José do Sabugi

Nesta sexta-feira, dia 17, a equipe do Programa de Promoção e Ação Comunitária (PROPAC) realizou visita, em São José do Sabugi, à família de Heleno Bento e Dona Branca, no Sítio Parquetina, na comunidade Lagoa de Brejinho.

Esta família realiza um belíssimo trabalho de captação e armazenamento de águas pluviais, como também de armazenamento de solo, por meio de renques e barraginhas de pedras soltas. Em relação a captação de águas pluviais, a família armazena água em cisternas de alvenaria, cisternas de placas, para o consumo humano e para a produção, tanques de pedra, barreiros, além de captar águas por meio da introdução de espécies vegetais na propriedade e por meio das tecnologias de armazenamento de solos.

A experiência de Heleno Bento e Dona Branca já foi sistematizada em vários produtos de comunicação: vídeos, boletins, cartilhas, livros, como também tem recebido visitas de intercâmbio, além de estudantes em aulas de campo ou para a realização de pesquisas. Esta experiência é considerada pelo PROPAC como uma experiência referencial na rede de agricultores familiares camponeses no Médio Sertão da Paraíba.

 

« Voltar