Notícias


Coletiva de Imprensa marca lançamento da CF2023 na Diocese de Patos PB.

A Diocese de Patos, por meio da Comissão de Campanhas, realizou na sexta-feira, 17 de fevereiro, coletiva de imprensa sobre a Campanha da Fraternidade 2023. O evento ocorreu no auditório da Rádio Espinharas de Patos, tendo início às 8 horas da manhã, contando com a presença de representações da imprensa patoense, sendo apresentada a temática da CF2023, bem como a programação a ser desenvolvida no decorrer do presente ano.

O jornalista Misael Nóbrega foi o responsável pela condução da Coletiva. A mesa foi composta pelo bispo diocesano,  Dom Eraldo Bispo da Silva; pelo coordenador diocesano de Pastoral, Monsenhor João Saturnino de Oliveira; e pelo articulador da Comissão de Campanhas, o Padre Elielton Lopes. Como integrantes de coordenações de setores da ação evangelizadora diocesana estiveram presentes: Padre Elias Ramalho, articulador do Pilar da Missão; Diácono Alexandre, pelo Pilar da Palavra; e o Prof. Irenaldo Pereira, articulador do Pilar da Caridade; Pe. Adalberto Santos, da Comissão de Campanhas; Pe. Jair Tomasella, Direção da Rádio Espinharas de Patos.

Com o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida os fiéis a viverem intensamente a Campanha da Fraternidade (CF) em suas paróquias e comunidades, estendendo a reflexão para toda a sociedade, destaca o Padre Adalberto Santos, articulador da Comissão de Campanhas na Diocese de Patos, juntamente com o Padre Elielton Lopes.

Com início na Quarta-Feira de Cinzas (22/02), a Campanha da Fraternidade visa promover, mais fortemente durante o Tempo da Quaresma, uma reflexão embasada sobre o tema proposto, com ações concretas que podem ser realizadas localmente.

A abertura da Campanha da Fraternidade ocorre na Quarta-feira de Cinzas. Dom Eraldo Bispo da Silva, bispo da Diocese de Patos, lembra que neste dia ocorrerá a abertura em âmbito nacional, como também diocesano. O articulador do Pilar da Caridade, o Prof. Irenaldo Pereira de Araújo, destaca que as representações do Setor de Pastorais Sociais da Diocese de Patos estão sendo convidadas a se fazerem presentes nesta celebração de abertura, que ocorrerá na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Guia. O Monsenhor João Saturnino de Oliveira, Coordenador Diocesano de Pastoral, lembra a todos que a abertura da CF2023, em âmbito paroquial, será na celebração do primeiro domingo da Quaresma e que é muito importante o envolvimento de todos, especialmente pelo fato de o tema desta ano nos provocar sobre a fome que tão perto de nós se encontra, somada ao grande número de pessoas vitimadas pela insegurança alimentar.

O Padre Elielton e o Padre Adalberto, articuladores da Comissão de Campanhas na Diocese de Patos, apresentam como parte da programação da CF2023, nesta Igreja particular: aos 28 de fevereiro, está planejado um encontro de formação, por meio do Centro de Treinamento On Line, a partir das 19:30, com participação de representações de todas as paróquias desta Igreja particular.

Dom Eraldo Bispo da Silva lembra que a Coleta da Solidariedade acontece aos 02 de abril, no Domingo de Ramos, momento em que os Católicos de todo o Brasil depositam suas ofertas para o apoio a projetos sociais. Vale salientar, que 60% dos recursos arrecadados ficam no Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% é enviado ao Fundo Nacional de Solidariedade.

Os eventos alusivos a Campanha da Fraternidade não se restringem ao período quaresmal. Neste sentido, a temática “Fraternidade e Fome” embalará diversas ações no decorrer de todo o ano. Vale salientar, que nestes eventos, não apenas se denuncia as causas da fome, mas também serão apontadas experiências de produção de alimentação saudável, como também expressões de segurança alimentar e nutricional desenvolvidas no território da Diocese de Patos.

« Voltar