Notícias


Diagnóstico sobre a situação da criança e do adolescente tem lançamento realizado na cidade de Patos

A Ação Social Diocesana de Patos e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, lançam Diagnóstico da situação da Criança e do Adolescente do município de Patos, a partir da execução do Projeto Atores da Cidadania.

Nesta quarta-feira, 1º de junho, foi realizado o evento de lançamento do Diagnóstico da situação da Criança e do Adolescente do município de Patos. O encontro foi realizado pela Ação Social Diocesana de Patos e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

O momento teve como objetivo apresentar os resultados do diagnóstico que tem como tema “Compreendendo   o acesso de Crianças e Adolescentes a Direitos Fundamentais a partir das Políticas de Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte, Cultura e Lazer”. A pesquisa permitiu   visualizar mais concretamente   como vem se dando o funcionamento dessas Políticas Públicas  no município, alertando sobre as lacunas existentes e a  importância do fluxo para o controle social  e fragilidades do Sistema de Garantia de Direitos, servindo assim como  embasamento teórico para direcionar o trabalho do conselho no que diz respeito ao aprimoramento das políticas públicas da Criança e Adolescentes no município e seu controle social, sendo o ponto de partida para a construção de uma rede empoderada e fortalecida, capaz de dar conta de responder efetivamente e estrategicamente as   violações que hoje permeiam o cenário da infância e adolescência.

O referido diagnóstico foi realizado por meio de assessoria técnica da ESSOR BRASIL e apresentado pela Educadora Social da ASDP (Pastoura Marques) e pela Psicóloga Roberta Chaves.

Participaram  do evento diversos representantes da sociedade civil organizada; Rede Socioassistencial de Patos; representantes da Rede Municipal de Ensino; Conselheiros Tutelares; 6ª Região de Ensino;  Crianças, Adolescentes e famílias beneficiarias do projeto, adolescentes – NUCA; o Presidente da ASDP, Mons. João Saturnino de Oliveira;  a presidente do CMDCA. Francisca Ilva Lacerda, o vice- prefeito de Patos Jacob Souto; Coordenador da Essor  Brasil, Frédéric Barbotin; o secretário de Saúde, Leônidas Medeiros; a secretária de Educação, Adriana Carneiro; a secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley e o secretário executivo de Juventude e Lazer, Felipe Gomes.

Na ocasião, o vice-prefeito Jacob Souto e os secretários presentes  reafirmaram  o compromisso com os Direitos das Crianças e do Adolescente , e ressaltaram a importância desse  diagnóstico para   oportunizar a gestão municipal  a definir ações mais eficazes e efetivas.

O projeto Atores da Cidadania é executado pela ASDP e CMDCA de Patos, em parceria com a ESSOR BRASIL, Centro Semear, Prefeitura Municipal de Patos e Rede Movendo Cidadania, e com o apoio do Itaú Social e Agência Francesa de Desenvolvimento – AFD.

« Voltar