Notícias


Comissão das CEBs da Diocese de Patos realiza encontro de rearticulação

A Comissão das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), da Diocese de Patos, esteve reunida no primeiro dia do mês de outubro, com a participação de representações das foranias do Vale do Piancó, de Malta, da Serra do Teixeira e das Espinharas. O evento foi mobilizado e coordenado pelo Monsenhor João Saturnino de Oliveira, Coordenador Diocesano de Pastoral, a pedido do bispo diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva.

A partir das sete horas da manhã, os participantes foram acolhidos no Centro de Treinamento Diocesano, no bairro Santo Antônio, na cidade de Patos. Por volta das sete horas e trinta minutos, foi servido o café da manhã. Às oito horas, o público presente se dirigiu à sala de reunião para um momento de oração, sendo coordenado e animado por Francisco e Deuziene, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Malta. Na recordação da vida, houve como destaque a importância da retomada do trabalho da Comissão das CEBs, na Diocese de Patos, considerando que o trabalho de base se faz presente em todas as foranias.

Como pauta do encontro, após breve explanação sobre a importância da retomada do trabalho da referida Comissão, o Monsenhor João Saturnino de Oliveira lembrou que na Assembleia de Pastoral do Regional Nordeste 2 da CNBB houve como encaminhamento a necessidade desta rearticulação, considerando o contexto de cada Igreja particular. O articulador do Pilar da Caridade, na Diocese de Patos, Irenaldo Pereira de Araújo, destacou sobre a presença viva das CEBs no território da Diocese de Patos, fato constatado a partir do trabalho do PROPAC, junto as comunidades camponesas e quilombolas. Na ocasião, Francisco, que esteve representando a Diocese de Patos, no encontro nordestino de CEBs, realizado de 01 a 04 de setembro, na cidade do Crato, estado do Ceará, fez uma explanação sobre o evento, apontando a necessidade de rearticulação dos espaços de formação, considerando as novas demandas vivenciadas na atualidade.

O Monsenhor João Saturnino de Oliveira propôs a organização de uma agenda, em vista da retomada do trabalho na Diocese de Patos: a) nos dias 25 e 26 de novembro de 2022, encontro da Comissão Diocesana de CEBs, tendo início às 18 horas, da sexta-feira, indo até o meio-dia, do sábado; b) encontro nas foranias, a partir de janeiro de 2023. Na construção da agenda, Francisco lembrou que, de 18 a 20 de novembro de 2022, vai haver a Assembleia Regional de CEBs, em Caruaru-PE, no Santuário das Comunidades, e que a Diocese deve estar representada por duas pessoas. Foi lembrado ainda que, de 18 a 22 de julho de 2023, vai acontecer, em Rondonópolis, no estado do Mato Grosso, tendo como tema “CEBs: Igreja em saída, na busca da vida plena para todos e todas!”, e como lema “Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra!” (Is 65,17ss).

Por volta das 11 horas, o encontro foi encerrado, com um breve momento de oração. O público participante foi convidado ao refeitório para o almoço. Dom Eraldo Bispo da Silva se fez presente, neste momento, onde manifestou a sua alegria pelo evento, saudando às pessoas presentes, lembrando do aniversariante do dia, Maria Aparecida, da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Nova Olinda, pelo seu aniversário. Neste momento, Dom Eraldo invocou as bênçãos sobre todos e todas e sobre os alimentos a serem servidos.

O encontro foi avaliado como positivo, sendo um reavivamento para a rearticulação da Comissão de CEBs no território da Diocese de Patos.

« Voltar