Notícias


ASDP realiza lançamento de videodocumentários

Há aproximadamente três anos que a ASDP gravou material para produção de videodocumentário sobre comunidades quilombolas do Médio Sertão. O material foi gravado nos municípios de Tavares, Cacimbas e Livramento.

No final de 2021, o material foi encaminhado para ser editado. Tudo pronto e o lançamento já foi realizado. “Territorialidades quilombolas: resgatando memórias, construindo sonhos”, foi o documentário que teve lançamento realizado nos municípios de Livramento, Cacimbas e Tavares.

Em Livramento, o lançamento ocorreu no dia 23 de maio, na comunidade quilombola de Sussuarana, Vila Teimosa e Areias de Verão; em Cacimbas, o lançamento ocorreu aos 03 de junho, às 14 horas, no quilombo Serra Feia, e, às 18 horas, no quilombo Aracati e Chã. Em Tavares, o lançamento ocorreu no dia 9 de junho, no quilombo Domingos Ferreira.

Nestes municípios, cada evento de lançamento contou com a participação de grande público. Em Livramento, o evento ocorreu na sede da Associação Quilombola, em Areias de Verão. Em Cacimbas, o evento ocorreu na capela da comunidade Serra Feia e na escola da comunidade Chã. Em Tavares, o evento de lançamento ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica José Nascimento da Silva, no quilombo Domingos Ferreira.

O videodocumentário foi organizado a partir de depoimentos de quilombolas presentes nos três municípios, acima citados. Este material está publicado no canal do Youtube da Ação Social Diocesana de Patos (asdppb). Além deste material, foi produzido três pequenos  documentários com depoimentos de quilombolas de cada município, publicado no Instagram da Ação Social Diocesana de Patos (@asdppb). Muito embora, todos eles estejam no canal do Youtube asdppb.

Os nossos agradecimentos a todo o público envolvido no lançamento deste material, principalmente pela mobilização organizada pelas escolas das comunidades quilombolas, bem como por cada associação comunitária.

Acesse, por meio do canal do Youtube, este material, bem como outros documentários que lá estão disponíveis. E, ao acessar, inscreva-se em nosso canal.

 

« Voltar