Notícias


Agricultores Familiares Camponeses realizam batida do arroz vermelho

O cultivo do arroz vermelho, em Santana dos Garrotes, é uma tradição abraçada por pequenos agricultores há mais de um século. Estas famílias, além do cultivo do arroz sem a utilização de adubos e defensivos químicos, e de beneficiarem a produção de forma manual, ainda se destacam por serem guardiãs desta semente da paixão ou semente crioula.

Neste período, em mutirão, as famílias realizam a batida do arroz vermelho. Nesta semana, ocorreu na comunidade Caiçara. Mas, a cada semana ocorre em localidades diferentes deste município.

O arroz vermelho se destaca pela sua qualidade nutricional e pela possibilidade de se fazer pratos tracionais aqui em nossa região, como o arroz de leite, o arroz de graxa, dentre outros. A palha do arroz vermelho é utilizada como cobertura para proteção do solo e o farelo do arroz pode ser utilizado para enriquecimento de alimentação animal, bem como componente para a compostagem, que é utilizada para a adubação do solo.

Do cultivo do arroz vermelho nada se perde! E esta é mais uma cultura de fortalecimento da agricultura familiar camponesa.

« Voltar