Notícias


Grito 2022 é avaliado de forma positiva por comissão organizadora

Na segunda-feira, 12 de setembro, das 19 às 20:30h, foi realizada reunião de avalição da celebração do Grito 2022, na cidade de Patos-PB. Estiveram presentes: Mateus Henriques de Souto, do Juventude e Rebelião; José Arimateia Vicente Gouveia, da Ação Social Diocesana de Patos; José de Anchieta Assis, do Projeto de Ação Solidária; Padre Sebastião Gonçalves, da Pastoral Carcerária; e Irenaldo Pereira de Araújo, articulador do Pilar da Caridade.

Em vista de uma melhor condução do processo avaliativo, foi recordado o que fora planejado a celebração da 28ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas no território da Diocese de Patos, em encontro do Pilar da Caridade, realizado aos 06 de agosto do ano em curso, no Centro de Treinamento Diocesano, tendo como destaque os seguintes pontos:

1) realização de rodas de conversas, em vista da apresentação e estudo do tema do Grito 2022;

2) realização de momentos de espiritualidade em espaços paroquiais sobre a mística do Grito, conforme as Sagradas Escrituras;

3) realização de pequenos vídeos, a serem postados nas redes sociais da Diocese de Pastorais e de Pastorais Sociais, destacando qual o seu grito para este ano;

4) articulação com movimentos sociais para mobilização e participação na organização do Grito 2022, na cidade de Patos;

5) organização de carta, considerando a temática do Grito;

6) mobilização do Grito em municípios que tem ocorrido nos últimos anos, a exemplo de Malta, Patos e Piancó, abrindo possibilidades para a celebração em outras localidades;

7) realização de eventos que possam contar diretamente com a participação de pessoas vivenciam situações de vulnerabilidade social, econômica e alimentar.

No referido encontro, foi constituída uma Comissão Provisória do Grito, contando com as seguintes representações: Irenaldo Pereira de Araújo (Pilar da Caridade), Sônia (Pastoral do Menor), Maria Joseny (Pastoral da Pessoa Idosa), José Anchieta (Projeto de Ação Solidária), Padre Sebastião (Pastoral Carcerária). Após a primeira reunião desta Comissão, foi trabalhada a possibilidade de sua ampliação, com representações de movimentos sociais, pastorais e serviços com atuação na cidade de Patos e região.  Sendo assim, a Comissão do Grito 2022 foi acrescida com as seguintes representações: Ação Social Diocesana de Patos (José de Arimateia Vicente Gouveia), Pastoral da Criança (Alba Lanúsia); Fazenda da Esperança (Madalena Góis); Casa da Misericórdia (Maria das Graças), Seminário São José (Rhyan); Juventude e Rebelião (Mateus Henriques de Souto); Unidade Popular (Josivan Antero); Sinfemp (José Gonçalves); MST (Zilma Feitosa); Movimento Olga Benário (Gerlúsia Vieira); União das Associações Comunitárias de Patos e Região – UAC (José Ilton), Acampamento Bela Vista (Luziana, Zeilda Silva, Francisca Stefânia e Rita Serafim).

Como destaque no bom êxito da celebração do Grito: a) a atuação da Comissão do Grito, que esteve reunida semanalmente, a partir do dia 15 de agosto, todas as segundas-feiras; b) a realização de rodas de conversas; c) momentos de espiritualidade em espaços paroquiais ou de pastorais sociais específicas; d) realização, por membros da Comissão, de pequenos vídeos que externava o seu grito; e) o envolvimento de pessoas que vivenciam alguma situação de vulnerabilidade; f) o apoio da imprensa local, por meio de programas jornalísticos, em emissoras de rádio, bem como na publicação de matérias, em sites locais.

Do que fora planejado, viu-se que não foi possível a realização do Grito em outras cidades que estão no território da Diocese de Patos.

Sobre a celebração do Grito, aos 07 de setembro, na Concha Acústica, merece destaque a colaboração de todas as organizações envolvidas, especialmente pela partilha de responsabilidades. Foi com este espírito solidário que foi possível: o café da manhã partilhado e a distribuição almoços; a aquisição de tendas, som e sanfoneiro; a vinda de pessoas de diferentes bairros; a participação de representantes quilombolas, dos municípios de Livramento e Cacimbas; apresentações culturais; a realização da caminhada até a Catedral de Nossa Senhora da Guia; a participação em sessão na Câmara Municipal, por meio da Tribuna Livre, através de solicitação protocolada pela Ação Social Diocesana de Patos, assinada por seu presidente, o Monsenhor João Saturnino de Oliveira; o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, ao disponibilizar duas tendas e o espaço da Concha Acústica. Dentre os apoios recebidos, aponta-se como destaque a colaboração do bispo diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva, foi apontado como bastante positivo. Vale salientar o apoio logístico das organizações envolvidas na Comissão do Grito.

Ao final do encontro, foi compartilhado a carta do Papa Francisco para o Dia Mundial do Pobre, que este ano será celebrado aos 13 de novembro. Na ocasião, o articulador do Pilar da Caridade, Irenaldo Pereira de Araújo, compartilhou a importância de se estudar este material, em vista da realização de rodas de conversa, no mês de outubro, em vista da dinamização da Jornada Mundial dos Pobres na Diocese de Patos.

« Voltar