Notícias


Comissão de Campanhas da Diocese de Patos promove mesa redonda sobre a CF 2022

A Comissão de Campanhas da Diocese de Patos, dentro da programação da vivência da Campanha da Fraternidade 2022, promoveu mesa redonda, com o tema: “Fraternidade e Educação – Fala com sabedoria, ensina com amor”. A Comissão de Campanhas está no Pilar da Caridade e é coordenada pelo Padre Adalberto Santos e pelo Padre José Elielton Lopes Góis. Participaram da mesa redonda: o Professor Francisco Almeida, o Professor Francisco Delzymar Dias, e a Professora Euzimar Gregório dos Santos, sendo mediado pelo Professor Irenaldo Pereira de Araújo.

O Professor Francisco Almeida é graduado em Filosofia, com mestrado e doutorado em Filosofia. Francisco Almeida é professor do Instituto Federal da Paraíba, Campus de Patos, e pesquisa sobre os seguintes temas de interesse: Psicanálise, Estética, Percepção, Corpo, Ética e Comportamento. O Professor Delzymar Dias é graduado em História e Bacharel em Direito, é mestre em Sistemas Agroindustriais, e é especialista em Direito Educacional. O Professor Delzymar é membro da Associação Brasileira de Direito Educional, desenvolvendo projetos e pesquisas na área. É professor, escritor e palestrante, atuando na Educação Básica como no Ensino Superior. A Professora Euzimar Gregório dos Santos é pedagoga, com habilitação em Educação Ambiental, Atendimento Educacional Especializado e Tecnologias Educacionais. É doutora e mestre em Ciências da Educação, é escritora e professora da rede municipal na Escola Municipal Cônego Joaquim de Assis Ferreira, com atuação nas Sala de Recursos Multifuncional. A professora tem especialização em Psicopedagogia e Agroecologia. O Professor Irenaldo Pereira de Araújo é graduado em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia, e Educação Ambiental e Sustentabilidade, com mestrado em Ciências Florestais, com doutorado em Educação, com estudos sobre os seguintes temas de interesse: Educação Popular, Educação Ambiental, Educação Contextualizada à convivência com o Semiárido, organização social e tecnologias sociais; atualmente é coordenador pedagógico na Ação Social Diocesana de Patos e mobiliza o Pilar da Caridade na Diocese de Patos.

A mesa redonda foi organizada a partir de cinco momentos: 1º) Pe. Elielton fez uma saudação a todos os presentes, acolhendo e apresentando a importância desse diálogo, pensado a partir da Campanha da Fraternidade 2022 (CF22); 2º) o mediador, Professor Irenaldo Pereira de Araújo, recordou propostas elencadas a partir da CF22, considerando provocações apresentadas pelo Pacto Educativo Global, bem como fez a apresentação das pessoas convidadas à mesa redonda; 3º) Abertura da palavra para os professores convidados, a fim de que partilhem um pouco de sua experiência no contexto da educação; 4º) Perguntas aos participantes da mesa; 5º) Agradecimentos às pessoas convidadas, bem como a equipe organizadora e ao bispo diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva, pelo seu empenho no bom êxito da Campanha da Fraternidade no território da Diocese de Patos. Ao final, o Monsenhor João Saturnino de Oliveira foi convidado a conduzir a oração de encerramento.

O evento ocorreu aos 14 de junho de 2022, de forma on line, sendo transmitido pelo Centro de Treinamento on line (CTDO), contando com a participação de todas as paróquias da Diocese de Patos, sendo retransmitido pelo canal do YouTube da Ação Social Diocesana de Patos (asdppb), aos 15 de junho, às 17 horas, estando assim disponível pelo link

« Voltar