Notícias


Ciclo Solidário visibiliza resultados e amplia ações na cidade de Patos

A ação emergencial Ciclo Solidário, de apoio a mulheres em situação de extrema vulnerabilidade, nasce meio a diálogos promovidos no decorrer de ações emergenciais, em vista da distribuição de produtos de alimentação, higiene e limpeza. Na ocasião, a equipe envolvida observou a necessidade vivenciada pelas mulheres, quanto a produtos que lhes são específicos, por razão do ciclo menstrual. Neste sentido, resolveu-se organizar uma campanha de arrecadação de itens necessários à higiene íntima, nem sempre contemplados pelas ações emergenciais.

Na conversa com as mulheres, observou-se que durante o ciclo menstrual, muitas ficam constrangidas por não terem produtos adequados à proteção a este fim. Diante do exposto, um grupo de mulheres que trabalha na Ação Social Diocesana de Patos resolveu abraçar uma campanha, a fim de arrecadar produtos que podem contribuir com a aquisição destes itens.

Frente ao quadro, apontou-se, na ocasião, a necessidade da construção de parcerias, em vista de amenizar a situação vivenciada pelo público a ser beneficiado, por meio de quatro passos: 1º) realização de ações solidárias, por meio da distribuição de kits de higiene pessoal, considerando a situação específica do público feminino, como complemento aos produtos de alimentação e limpeza; 2º) promoção de ações educativas, em vista de orientações sobre o atual quadro de pandemia, higienização, garantia de direitos, rede de proteção aos direitos das mulheres; 3º) mobilização de ações em vista da promoção de atividades de geração de trabalho e renda; 4º) estabelecimento de diálogos que possibilitem o acesso a políticas públicas específicas.

Identificado o problema, a ASDP estabeleceu como objetivo:

Promover ação humanitária a mulheres que vivenciam situações de extrema vulnerabilidade, por meio da distribuição de produtos de higiene pessoal, somadas a ações educativas relacionadas a melhoria da qualidade de vida e da própria autoestima.

Inicialmente, o público envolvido na ação foi constituído por mulheres já beneficiadas por ações de distribuição de produtos de alimentação, como também se ventilou a possibilidade de se incluir estes produtos em futuras ações emergenciais. A fim de que a ação Ciclo Solidário não se restringisse a entrega de produtos de higiene pessoal, viu-se a possibilidade da inclusão de outros pontos que estejam em sintonia com ações já desenvolvidas pela ASDP, quanto ao resgate da autoestima da mulher, geração de renda, fortalecimento das redes de proteção aos direitos da mulher e acesso a políticas públicas.

Em vista da ampliação da ação, apontam-se como resultados:

1) a inclusão de produtos de higiene íntima, em produtos distribuídos por ocasião do desenvolvimento de ações emergenciais, sendo este ponto acolhido pela rede Cáritas, no Regional Nordeste II;

2) estabelecimento de diálogos em vista da garantia de produtos de higiene íntima, por meio de políticas públicas: em âmbito municipal, estabeleceu-se diálogo com a Câmara de Vereadores de Patos, em vista da criação de Lei Municipal que garantisse a distribuição de absorventes a mulheres em situação de vulnerabilidade; e em âmbito estadual, promoveu-se diálogos, por meio de parlamentares do estado da Paraíba, através de audiência pública, possibilitando a criação do “Programa Dignidade Menstrual” para mulheres de baixa renda, sancionado pelo governador João Azêvedo, pela Lei 12.048, de 15 de setembro de 2021. Este Programa visa atender 789.014 pessoas, entre adolescentes e adultas, que terão direito a absorventes e coletores menstruais com distribuição gratuita. A distribuição destes produtos teve início nos primeiros meses deste ano de 2022.

Em 2022, ação Ciclo Solidário pretende ampliar parcerias em vista do fortalecimento de ações educativas priorizando temáticas relacionadas à garantia de direitos. Em se tratando da distribuição de produtos de higiene íntima, além do fortalecimento de campanhas em vista da arrecadação de produtos a este fim, está sendo aberto diálogos para a aquisição e distribuição de absorventes ecológicos.

No mês da mulher, no dia 15, houve uma primeira conversa a respeito da construção de parcerias para a aquisição de absorventes ecológicos, a qual se deu com a participação do coordenador pedagógico da ASDP Irenaldo Pereira de Araújo, a educadora social Lielma Xavier e a jornalista Paloma Pires. Na ocasião, ficou encaminhado que a ASDP receberia os primeiros absorventes ecológicos, por meio do empreendimento Sorvete dos Sonhos, através da jornalista Paloma Pires, a fim de iniciar a experiência desta distribuição a mulheres acompanhadas por esta organização social.

O foco da ação, não consiste apenas na entrega destes produtos de higiene, mas também será possibilitada a organização de rodas de conversas que tratarão de temáticas alusivas à defesa dos direitos das mulheres.

#asdppb #asdppropac #ciclosolidário #sorvetedossonhos

« Voltar